Articulista do PodCastCafe


Reproduzo abaixo minha estréia como articulista do Podcastcafe do Christian Gurtner. A partir de hoje - e se-deus-quiser - todas as sextas estarei publicando um artigo inédito lá sob a tag "artigos".

Como sou um ambientalista convicto, não irei desperdiçar esta montanha de letras, assim irei reaproveitá-las aqui, publicando o mesmo artigo.



ArtPC_001_02fev07

O que faço aqui?


Bem... em primeiro lugar vim atender, alegremente, a um convite muito cortês do Christian, que apesar de ter sido sacaneado por mim em um dos meus podcasts especiais, de maneira muito elegante relevou as estripulias do moleque, intrínseco a este podcaster ancião, e propiciou este espaço para que eu pudesse - e aí vai a segunda razão - "escrivinhá" algumas palavras sobre assuntos relevantes, tanto àqueles que produzem como aos que ouvem podcasts.

Não sou nenhum "expert" no assunto, mas enchi-me de coragem e depois de ajeitar o teclado de meu iMac verde-limão, aqui estou eu, prontinho para iniciar esta série semanal - oxalá! - de artigos.

O quê?!? Parece simples, né?! Bastam apenas algumas linhas aqui e alí a cada sete dias e, pronto! Pronto?! Que nada...

Para escrever artigos, você precisa ser mais que um poeta, mais que um fingidor, daqueles preconizados pelo Fernando Pessoa (ou um de seus heterônimos, sinceramente não lembro se foi o poeta ou o fingido autor), que "finge a dor que deveras sente".

Você necessita estabelecer - com algumas míseras palavras - uma relação fluida e isenta de imposição para e com o leitor, este eterno desconhecido. E vamos concordar aqui que você leitor, p'ra ajudar, sempre se apresenta como uma total e imensa interrogação esparramada em minha tela, enquanto eu - 'tadinho de mim - como "escrevinhador" devo descobrir a forma mais simples, direta e qualificada de saciar sua sede de informação, de atender suas expectativas mais íntimas e, claro, sua curiosidade...

Como podcaster, no entanto, você precisa disso tudo e algo mais. Pois, esta nova estética midiática exige (ao menos num primeiro instante) que o produtor do podcast seja um one-man-show, e que além de desenvolver o conteúdo (som, imagens e texto), atue como comunicador, editor, técnico de manutenção, "marketeiro" e também manuseie programas diversos, e concomitantemente resolva problemas envolvendo siglas como XLS, PHP, HTML, CSS, et cetera, ou pelos menos compreenda o que elas representam neste arcabouço e na envoltória referentes à elaboração e publicação de um podcast.

Nos próximos artigos vou compartilhar informações e experiências como também irei abordar alguns aspectos e percalços do processo de produção, edição e publicação de podcasts, evitando - sempre que possível - o tecnicismo extremado.

Espero que, como intróito a este novo papel de articulista, eu tenha conseguido ao menos me fazer entender. Até a semana que vem.


Sérgio Vieira, autor deste artigo é podcaster desde Dezembro de 2005.
É um articulista neófito e um maduro senhor de 49 anos
que não sabe bem onde tudo isto vai dar.

http://impressoes.vocepod.com
idigitais@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas