Shownotes detalhado


ArtPC_022_24ago07





...valor agregado ou perda de tempo?

Notas do podcast (ou shownotes, como preferir), uhm... algo que eu - na maioria das vezes que ouço um podcast no computador - vou olhar lmediatamente, já que o considero, por princípio, como um componente vital para um bom podcast.

Alguns podem questionar porque dou tanta importância assim p´ra este elemento do podcast, então deix´eu explicar:
  • É muito mais fácil, para todos, durante seu podcast você citar apenas o seu endereço referindo-se ao shownotes onde todas as URLs estão lá organizadinhas para o deleite do seu ouvinte-leitor.
  • Para aqueles que utilizam-se de músicas em seus podcasts, agradecem a existência do shownotes. Já pensou que tédio a gente ficar falando - e você escutando - o endereço URL, o e-mail, o Myspace, ou sei lá mais o que, após cada música?
  • O shownotes permite que você expanda um poucos mais, em palavras, aquilo que foi mencionado rapidamente no podcast ou, como vira-e-mexe ocorre comigo, mencionar algo esquecido durante a gravação.
  • Para os podcasts não-musicais o uso do shownotes é essencial para aprofundar as informações e apontar sites que as complementem.
No meu shownotes, ofereço além dos inevitáveis links para RSS e resumo do podcast, métodos de tagged, de download do mp3 e de reprodução em flash e pop-up. E mais! Um link direto (o Log Entry) cuja função é direcionar o visitante para meu blog pessoal onde eu coloco ao dispor da distinta freguesia - basicamente - um resumo do podcast e links complementares sobre os assuntos nele tratados, assim como informações sobre as músicas do podcast e do background.

Este meu método - de redirecionar para o blog pessoal - permite que os links de contato comigo (e-mail, voip, áudio record...), tags e serviços de podcasting e blogging estejam integrados.

O podcast complementa o blog e vice-versa.

Desta maneira, eu creio poder fornecer aquilo que um ouvinte necessita para se aprofundar no assunto em pauta e para os leitores do blog, uma forma de interagir com o podcasting.

Aqui cabe um parênteses: as tags ID3, informações associadas aos arquivos de áudio também são excelentes meios para transmitir informações complementares do podcast, mas isto é um outro assunto para um outro momento...

Às vezes me pego questionando se vale a pena todo este esforço.

Preparar a pauta, vasculhar informações na web e verificar se elas são confiáveis e coerentes... Dá um trabalhão compilar tudo isso, e com esmero editar, revisar e publicar, adicionando links e imagens. Os ouvintes realmente visitam o site e lêem as notas? Será que eles reconhecem nosso esforço e dedicação? Esta parafernália serve p´ra alguma coisa? Constantemente cogito em manter apenas o essencial, aquilo que consta do que é publicado no http://impressoes.vocepod.com.

Parece que os campeões de audiência do mundinho podcasting não estão nem aí p´ra esta questão, publicando apenas notinhas minimalistas... alguns já nem se dão ao trabalho de escrever algo sobre o seu próprio podcast, suas legiões de fãs fazem isso por eles... ai, ai, que inveja.

E porque esta cogitação de manter apenas a essência, algo bem paradoxal à minha afirmação de que o podcast completa o blog e vice-versa? Bem... por que eu não sou um blogueiro por essência... e na realidade nem sei se sou um podcaster.

Realmente, não tenho certeza se devo continuar elaborando minhas longas notas com valor agregado para ajudar meu podcast e blog, ou se direciono o tempo utilizado para as tarefas essencialmente de produção.

Essas minhas dúvidas, eu sei, afligem vários outros podcasters, que como eu sentem-se sem eira nem beira quando se trata da questão: o que meus ouvintes acham disso? Apesar de haver meios de se auferir a quantidade de downloads do arquvo mp3 e de acessos ao seu site, a quantidade real, o perfil, quem são de verdade seus ouvintes, são todas elas informações impossíveis de se conseguir apenas com ferramentas da internet. Você precisa que seus assinantes e ouvintes se apresentem e forneçam estas informações, e vamos e venhamos, isso é uma utopia. A gente pede, solicita, implora, até que algumas almas caridosas, condoídas com nosso desespero respondem e deixam um traço aqui, uma palavra acolá... e não tenho vergonha de dizer: graças-aos-deuses!!!

Não me compreenda mal - shownotes são, sim, vitalmente importantes para um podcast. Eu só não estou tão convicto - agora - que gastando um tempão para coletar, processar e editorar uma montanha de letras para fornecer mais informações valide o esforço despendido pelos podcasters deste mundão-de-meus-deuses.

O que você acha?!

Sérgio Vieira - autor deste artigo, por enquanto, não acha nada, ficou pendurado na brocha, não sabe se vai ou se volta com esta estória de shownotes... mas vai, sim, continuar produzindo o podcast.

http://impressoes.vocepod.com

idigitais@gmail.com

Comentários

Unknown disse…
Eu leio o shownotes antes de ouvir os podcasts. E sei que meus shownotes são uma vergonha...

Postagens mais visitadas