Google+ Followers

Sunday, July 18, 2010

Jornalismo e Sobrevivência 2 - A missão

Há um mês atrás comentei aqui sobre a decadência do jornalismo diário e semanal brasileiro que, teimosamente, ainda tenta manter um paradigma completamente anacrônico e inconsistente com a flexibilidade da informação by RSS (a qual eu diria ser até uma prima-irmã do rádio, só que bidirecional e multi-usuária).

 

Nesta semana tivemos a prova que a porta deste modelão - jornalismo papel e tinta a base de chumbo - está podre, basta alguém com mais coragem pra dar um chute e sistema desabar: o centenário Jornal do Brasil (que exibe orgulhoso ser o 1º jornal brasileiro na internet) do Rio de Janeiro anunciou o fim da edição diária em papel, a partir de setembro, e a manutenção apenas da sua versão na "interwebs - a rede mundial de computadores" . 

 

Só mais um detalhe: O Jornal do Brasil, editado há 119 anos no Rio, é o segundo jornal que deixa de circular depois de ser assumido por Nelson Tanure. Há pouco mais de um ano, a Gazeta Mercantil, que também foi arrendada pelo empresário, parou de circular por problemas financeiros, só que este último não tem versão web. 

 

Posted via email from Impressões Digitais

No comments: