Dicas & infos

Colocando o Podcast Beta (I Dig #000) no ar, e informando vários podcasters e amigos de tal feito, fui pego por uma avalanche de questões. Muitos, mas muitos mesmo, solicitaram alguns esclarecimentos sobre o que é toda esta história de podcast, agregador... etc. Assim decidi colocar alguns esclarecimentos aqui.

P. O que é esse tal de RSS (ou feed)? E o ícone laranja XML?
R. É tudo a mesma coisa! + info clique aqui: RSS

P. 'Tá bom... então explica direitinho o que é um Podcast?
R. Ummm... Simplificadamente um Podcast é um arquivo de áudio (ou vídeo) que pode ser copiado de uma página da internet, assim que é publicado nesta mesma página - automaticamente - por um programa leitor de RSS (conhecido como agregador). + info clique aqui: Agregador

P. Vamos em frente. Uso Win XP. Como faço para conseguir um Agregador, deste modo eu posso copiar os endereços RSS que quiser e assim não precisar ficar visitando esta e outras páginas?
R. Tente um dos links abaixo para alguns ótimos agregadores...

iTunes - software completo de mídia para OSX e Windows. Não só agrega podcasts como também gerencia todos seus arquivos de áudio, toca suas músicas e oferece várias outras ferramentas.

iPodder - softwares agregadores de podcasts de fácil utilização para Mac, Windows, Linux, Pocket PC....

FeedDemon - Agregador Windows para baixar podcasts. Possui a opção de salvar os podcasts baixados em seu iPod ou MP3 Player.


P. E se eu tiver um Macintosh?
R. Você não precisa fazer muita coisa, pois o iTunes - um programa gerenciador de arquivos de áudio e vídeo que já vem instalado - gerencia direitinho os Podcasts, basta assinar os podcast preferidos. Acesse na barra lateral a Music Store / Podcasts e escolha o podcast que deseja assinar, ou ainda clique na barra do iTunes nas seguintes opções Advanced / Subscribe to Podcast.../ (digite o endereço do feed do podcast) / OK Prontinho... o podcast está devidamente registrado (dê uma ajustada nas opções do Preferences / Podcasts do iTunes)...e voilá!

Comentários

Postagens mais visitadas