O Poder do Feed RSS


ArtPC_021_03ago07

... e como usá-lo para conseguir mais assinantes para seu podcast.

Muitos podcasters usam sites, tais como, WordPress e Blogger para hospedarem e/ou gerenciarem suas páginas e seus podcasts. Estes serviços típicos da Web 2.0 oferecem uma gama enorme de ferramentas gratuitas, porém, garanto, que a mais ignorada destas ferramentas é - por incrível que pareça! - a mais poderosa: seu Realy Simple Syndication Feed, ou seja o famoso, RSS.

Termos estes que causam certo mal estar, ou melhor, confundem um pouco tanto aqueles que dominam a língua de Sheakespeare como os descendentes de Araribóia, pois "feed" significa fornecer, distribuir (além de alimentar, claro!) e "syndication", além de significar publicar, distribuir, assinatura (no sentido de inscrição) pode significar também vender ou pagamento de uma cota... ou seja, esta maldita língua isolante e simplificada ao extremo, que é o inglês, nivela todos em um patamar rés-do-chão e acaba causando uma confusão conteudística p´ra lá
de incompreensível.

RSS Feed poderia ser traduzido em algo como Fornecedor de Distribuição Realmente Simples. Mas vamos deixar p´ros lingüistas e filólogos de plantão a árdua tarefa de achar ou inventar uma tradução adequada para isso tudo...

Sei não... pensando bem creio ser melhor fazerem como nossos antepassados resolveram a questão com a palavra indicativa do esporte bretão - foot ball - ninguém conseguiu assimilar ou mesmo pronunciar e escrever cotidianamente algo tão esdrúxulo como "ludopédio", então ficou futebol mesmo e ponto final.

É muito simples e fácil usar o seu RSS para ampliar a sua base de ouvintes / assinantes, e se você fizer isto direito, prepare-se para uma exposição mais ampla de seu podcast, o que pode acarretar além de uma caixa de email transbordante, em patrocinadores, recompensando, assim, seu esforço até então, benemérito e auto-sustentado.

Mas porque seu Fedd RSS é a ferramenta mais poderosa nesta estratégica mercadológica que você vai implementar? Simples, ó incauto! Por que ela - quase que num passe de mágica - atualiza as suas publicações em todo e qualquer site em que seu RSS esteja colocado, sem que você tenha que aporrinhar os "picuá" do webmaster.

Presta´tenção! Eu não estou tratando de assinantes e usuários que utilizam os agregadores (iTunes, Juice, etc.)...

Vamos supor que você solicite a 20 graaaandes amigos para colocar nas suas próprias páginas, o endereço web de seu podcast. Pois bem, o máximo que você conseguiu foi uma chamada estática para sua página, o que - lamento - vai apenas possibilitar a um intrigado e muito curioso navegante a ação de acessar seu endereço e pacientemente vasculhar por lá até achar o seu feed RSS, clicar no link iTunes (se você tiver uma assinatura na ITS), ou copiar o endereço do seu Feed RSS para colar no agregador.

Isso, além de complicado, dá um bruta trabalhão para o navegante, né?! E não precisa ser um especialista em marketing para sacar que o produto - por melhor que seja - está fadado ao fracasso por absoluta inexistência de divulgação.

Agora suponha que você solicite a publicação do endereço do RSS ao invés do endereçp do seu site. Percebeu o ganho implícito nesta simples mudança?

Há algum tempo atrás somente alguns sites e poucas aplicações possuiam a capacidade de entender os feeds RSS, e esta minha proposição era considerada - muito apropriadamente - totalmente estúpida. Hoje - ora veja! - até o Outlook 2007 entende RSS! Sem contar os inúmeros "podcatchers", os serviços gratuitos de catalogação de podcasts (basta inscrever seu RSS nestes serviços para que seu podcast seja mais amplamente distribuido e, claro, atualizado automaticamente.

É claro e cristalino que a divulgação do endereço indicando o arquivo xml (ou php, mas isto é outra história - vamos em frente) de seu podcast (o feed RSS) é tão importante quanto a divulgação de seu web site ou blog. Então siga as recomendações básicas abaixo para ampliar a exposição de seu podcast:

  • Descubra o endereço do feed RSS do seu blog no Wordpress, Blogger, etc. Alguns serviços não informam automaticamente este endereço, assim trate de vasculhar.

  • Clique neste link - você vai ver o endereço web do feed RSS na barra do browser. Copie o endereço e adicione aos "favoritos" , assim você pode ir direto para seu RSS quando for distribuí-lo para outros sites.

  • Divulge este endereço para outros proprietários de páginas. Peça para eles implantarem o link para seu Feed RSS, não para seu web site.

  • Adicione tantos serviços de catalogação de RSS quanto você possa em sua página web (quanto mais melhor). Isto vai permitir àqueles que assinam tais serviços saibam que podem assinar seu podcast. Lembre-se facilite a vida do usuário!


Agora, p´ra você tornar seu RSS mais eficaz, siga estas sugestões:

  1. Troque Feeds RSS com outros podcasters. Toma-lá-dá-cá. Eles publicam o seu e você publica os deles. Entendeu?

  2. Procure um site que não possua vínculo com podcast, mas que trate de assuntos correlatos ao seu podcast e, rapidinho, solicite ao webmaster para colocar um link para seu Feed RSS.

  3. Junte-se a uma comunidade de podcasters, e pelo-amor-dos-deuses, seja participativo.

  4. Utilize as capacidades da linguagem XML para adicionar mais informações ao Feed.

  5. Associe-se a tantos quantos diretórios de podcasts (serviços de catalogação) for possível.

  6. Não tenha receio de divulgar seu RSS, coloque-o na assinatura do seu email e até em seu cartão.

  7. Coloque o logo laranja - símbolo do RSS - no seu site, blog, email, com o link dirigido para seu RSS.

  8. Aprenda como rastrear seu RSS - dar um "ping" - nos sites da web. Uma dica: digite "blog ping service" em qualquer buscador, e voilà!

  9. Ahn.. uma sugestão final e óbvia: ao seu Feed RSS deixe associada uma frase do tipo "Assine meu Podcast. É grátis!"


Espero que eu o tenha convecido do valor do Feed RSS como ferramenta de divulgação, além de seu papel de excelente gestor automático de distribuição.


Sérgio Vieira - autor deste artigo, como um podcaster zeloso e seguidor de suas próprias sugestões, informa que o sseus endereços RSSs são: (Podcast) http//feeds.feedburner.com/ImpressoesDigitais ou (Blog) http://feeds.feedburner.com/BlogDoSergio
http://impressoes.vocepod.com
idigitais@gmail.com


Comentários

Anônimo disse…
vlw pela dica... meu blog ta crescendo muito com feed rss

Postagens mais visitadas