CENSURADO!
Cá estou eu, no escritório, com braço direito tipoiado quando o skype dá um aviso, Vito Andolini - do podcast Radio Rossopomodoro - direto da madrugada de Pequim me pede um favor:
Meu, buenas! Tu me faz um favor rapidissimo, queu te deixo em paz jah, jah :O) (inda mias q jah ta na hora de dormir por aqui). Eh testar URL do Rosso Pomodoro. Aqui nao funciona e como eles vivem bloqueando sítios, sei lá. É o principal http://www.rossopomodoro.podcastbrasil.com O .libsyn. tá funcionando à toda. Aqui não abre de jeito maneira o .podcastbrasil.
Resumo da ópera: não é que a primeira impressão do Vito confirmou-se em verdade! Eu e outros amigos em do Brasil, da Europa e da América do Norte testamos a URL e ela está funcionando direitinho! Só lá no Império do Meio é que surge a seguinte mensagem nos navegadores:
Endereço não encontrado
O Firefox não conseguiu localizar rossopomodoro.podcastbrasil.com.
Não foi possível localizar o servidor do endereço fornecido.
Houve um engano na digitação do domínio? (exemplo: "ww.mozilla.org" em vez de "www.mozilla.org")
Tem certeza que o domínio do endereço existe? A validade do registro pode ter vencido.
Não consegue abrir outros sites? Verifique a sua conexão de rede e as configurações de DNS.
O seu computador ou rede é protegido por um firewall ou proxy? Configurações incorretas podem interferir na navegação.
Pois é, eu quase havia esquecido o que um regime de exceção pode fazer... As ditaduras dos anos 60 e 70 do século 20 foram pródigas em violências sociológicas e culturais (isso sem contar as físicas, psicológicas e morais).
Só p’ra você ter idéia a ditadura brasileira proibiu a peça Calabar (1973) de Rui Guerra e Chico Buarque; e a ditadura grega no começo dos 60 proibiu até a letra zeta - Z - pois ela tinha algo a ver com resistência ou liberdade, não me lembro bem... O que me atiça a vontade de rever Z de Costa-Gravas (também proibido no Brasil pela ditadura, um filme de 1968 e Oscar de melhor filme estrangeiro de 1969). O que me lembro bem deste filme, pois estava presente - foi o fato dele ser aplaudido de pé por mais de 5 minutos ao final da sessão de estréia dele aqui em São Paulo muuuuuitos anos depois, em 1980 quando foi liberado pela ditadura brasileira juntamente com a peça Calabar.
A China - esse gigantão, sonho econômico do mundo capitalista - mostra toda sua mediocridade em atitudes de veto ao acesso da URL em português de um indivíduo que sozinho, repito SOZINHO, consegue colocar em risco o equilíbrio político de 1,3 bilhões de chineses!!!
Parabéns Vito, você é o cara!
E como você mesmo me disse: “o trem é bem mais feio do q pode parecer à nossa terrapapagliana vã filosofia...”
Comentários