Mais uma perda...

06 de março de 2007

Morre o filósofo e sociólogo francês Jean Baudrillard (aquele que citei em meu podcast Impressões Digitais nº 24 de 20 de Dezembro de 2006).

Morreu nesta terça, 6, em Paris, o filósofo e sociólogo francês Jean Baudrillard, considerado um dos principais teóricos da pós-modernidade. Tinha 77 anos.

Baudrillard morreu em sua casa, em Paris, segundo informou Michel Delorme da editora Galilee. Ele morreu após uma "longa doença", disse Delorme, eufemismo francês para dizer que ele morreu de câncer.

Baudrillard, um dos fundadores da revista Utopie, publicou mais de 50 livros ao longo de sua carreira, como O Sistema dos Objetos (1968), A Sociedade de Consumo (1970), Simulacros e Simulações (1981) e América (1997).

O filósofo esteve no Brasil algumas vezes. Em 1982, para participar de um seminário promovido pela Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro, Cotidiano e Mudanças. Voltou à mesma universidade em 2003, para participar da conferência A Subjetividade na Cultura Digital e lançar seu livro Power Inferno. Esteve no País ainda em 1984, para lançar seu livro Esquecer Foucault e ministrar um curso de pós-graduação na Faculdade de Comunicações da UFRJ.

Em outubro de 2005 Baudrillard deveria ter vindo novamente ao Brasil como convidado de honra do evento Metamorfoses da Cultura Contemporânea, em Porto Alegre. Mas, por problemas de saúde enviou um vídeo com sua palestra para ser exibido ao público.

Sua mente brilhante vai fazer muita falta a este mundinho doido...

Comentários

Anônimo disse…
Pena! Meu espírito irrequieto e atormentado era resgatado pelos textos dele.

Os melda é que vão ficando, vivendo e sacaneando outros seres humanos. Como diziam nos rincões das minhas Minas Gerais: vaso ruim não quebra. Infelizmente.

Postagens mais visitadas