Old News, Same News

O @ericktostes retuitou a pouco o seguinte: 

RT: @waltercruz: Matemático russo recusa prêmio de US$ 1 milhão http://miud.in/2Td

Na hora eu me deu um estalo. Eu já havia falado algo parecido há muito tempo... 
Abri o link e tomei um susto. A notícia era realmente sobre o que eu havia comentado em setembro de 2006 no podcast Impressões Digitais #19 só que à época ele apenas era possível candidato ao Prêmio Clay... e a recusa desse possível (agora real) prêmio era bem plausível. 
Não deu outra o russo declinou e não aceita a grana. Tudo bem, livre arbítrio é isso mesmo. Mas um cara que provou a Conjectura de Poincaré, deve ter ficado meio "avariado" mesmo...

Se você quiser saber o que é a Conjectura de Poincaré esqueça a Wikipédia que diz simplificadamente: "qualquer variedade tridimensional fechada e com grupo fundamental trivial é homeomorfa a uma esfera tridimensional. Ou seja, num espaço com três dimensões fechado, sem 'buracos' deve ter a forma de uma esfera"), ouça meu podcast - I Dig it 019 - nele eu explico direitinho o que é essa bagaça.

Posted via email from Impressões Digitais

Comentários

Postagens mais visitadas